Por trás de cada jogo da Gameloft, há equipes de talentosos artistas, programadores, designers de jogos e diversos outros profissionais de criação.

Para mostrar um pouco mais sobre um desses trabalhos, Damiano De Cataldo convida todo mundo para sentar no banco do passageiro de sua mesa de trabalho em Barcelona e dar uma espiadinha na vida de um artista-chefe de veículo 3D em Asphalt 9: Legends.

Um dia típico para Damiano começa já fora do escritório. Ele aproveita o ar salgado com uma xícara de café em um dos cafés locais e deixa os carros correrem em sua mente.

Quando chega no escritório, é hora de trabalhar no futuro de Asphalt.

bar2

Pontos e Linhas – Retopologia

Então, o que exatamente um artista de veículo 3D faz?

Para Damiano, isso geralmente significa lidar com a retopologia, um método comum para criar modelos em 3D.

Antes de nos aprofundarmos nos detalhes, a parte mais difícil é entender que modelos 3D não são de fato em 3D. Afinal de contas, todas as nossas telas são planas, então o processo é baseado em como podemos enganar o olho humano para ver objetos 3D em uma superfície plana.

É difícil de entender, então aqui está um exemplo simples. Coloque sua mão na tela e tente pegar esse cubo:

cube1

 

Apesar de você estar “pegando” lados diferentes do cubo, seus dedos estão tocando uma superfície plana!

O trabalho de Damiano é criar essa ilusão com todos os carros em Asphalt 9: Legends e deixar tudo tão real para que ninguém tenha dúvidas.

Mas antes de falarmos sobre hipercarrros, vamos ver como a retopologia foi usada para criar esse cubo.

 

Tudo começa com um ponto. Bom, mais precisamente, colocando pontos* em uma tela. Os pontos conectam-se para criar formas básicas, chamadas polígonos. Os polígonos são então posicionados juntos para criar um modelo 3D completo.

*Esses pontos também são chamados de vértices

cube2

Mas não é só isso! O próximo passo para um artista 3D como Damiano é abrir tudo no plano 2D. Lembre-se, telas são planas e modelos 3D sempre precisam enganar nossos olhos. Para isso, ele precisa primeiro fazer com que tudo funcione em 2D.

O novo modelo plano em 2D é chamado UV e é o segredo para um bom modelo em 3D. É um pouco complicado, mas o modelo aberto torna possível a aplicação de cores, texturas e padrões que aparecerão corretamente em 3D.

cube3

cube4

 

Pronto! Um modelo 3D completo usando retopologia!

Criando e Modelando Carros

O caminho de um cubo até virar um carro é, na verdade, bem simples. É só uma questão de aumentar a quantidade de pontos e polígonos e, então, pensar em como abrir as formas de maneira inteligente.

Pra ficar mais fácil de entender, modelar um carro segue o mesmo processo para modelar um cubo. Só imagine vários cubos de tamanhos e formatos diferentes que precisam de pontos para abrir corretamente.

car1

Para Asphalt 9: Legends, Damiano e sua equipe geralmente recebem um modelo do carro em alta resolução da fabricante do veículo. Esse modelo inicial é como um molde para todo o processo de retopologia que segue.

Em um dia normal no estúdio, Damiano e sua equipe estão colocando pontos e rastreando polígonos, o que resulta nos modelos 3D em Asphalt!

car2

É uma verdadeira arte seguir o modelo original do carro e fazê-lo funcionar no jogo. Os formatos diferentes de um carro – especialmente em conceitos de carros incríveis como Terzo Millennio – também adicionam dificuldade para encontrar a melhor forma de abrir e pintar um modelo.

Há muita análise por trás de cada ponto que a equipe adiciona.

A Arte de Asphalt

O objetivo é recriar, com fidelidade, os carros em Asphalt. É um processo artístico que requer uma atenção com a estética para encontrar a maneira perfeita de ser preciso e satisfatório.

Os modelos 3D definem o formato do carro e são um fator importante para deixar os visuais dessas poderosas máquinas incríveis no jogo. Como artista-chefe de veículos 3D, o trabalho de Damiano é decidir como exatamente cada milímetro de cada polígono aparecerá enquanto você corre pelas pistas. Um artista 3D em Asphalt precisa ter um conhecimento das formas dos carros tão profundo quanto os pintores tradicionais têm sobre o corpo humano.

Como qualquer outro artista, os artistas 3D de Asphalt precisam de um olho aguçado para os detalhes. É necessário escolher as formas que podem ser colocadas juntas para criar um carro específico, entender como construir carros a partir de polígonos e como ele aparecerá em cada ângulo.

Mesmo quando Damiano e sua equipe precisam trabalhar seguindo o design específico de um carro, eles sempre encontram espaço para diversão, especialmente no Dia da Mentira. No geral, a equipe sempre busca adicionar funções que elevam suas habilidades artísticas, seja no movimento de uma capota ou no interior dos carros e criação dos pilotos.

damiano_computer

Inspiração Diária

Além de todo o trabalho em Asphalt, Damiano encontra inspiração no seu dia-a-dia. Ele realmente aprecia a beleza por trás de todos os carros em sua vida.

Asphalt 9: Legends permite que Damiano torne modelos de carros em realidade. Cada modelo 3D alimenta sua imaginação e faz todo o processo valer a pena. A empolgação e energia em criar arte aceleram seus dias de trabalho com algumas explosões de propulsão.

Após um dia posicionando vértices, desenhando polígonos e planificando modelos 3D, Damiano volta para casa sonhando com mais modelos correndo nas pistas de sua mente.

Enquanto sonha com os mais recentes hipercarros, ele também está pronto para começar outra manhã com um café fresquinho.

Se você gostou de saber mais sobre o trabalho de Damiano e o que os nossos artistas de veículos 3D fazem todo dia, fique de olho para mais publicações da série um Um Dia na Vida mostrando as pessoas talentosas por trás dos jogos da Gameloft!